(11) 2729-2221
Tudo o que você precisa saber sobre o PASSAPORTE BRASILEIRO

Tudo o que você precisa saber sobre o PASSAPORTE BRASILEIRO

Passo a passo para tirar o passaporte pela primeira vez:

– Acessar o site da polícia federal (www.dpf.gov.br).
– Acessar a área de passaporte e iniciar o preenchimento do formulário online.
– Reunir a documentação necessária.
– Gerar o boleto e realizar o pagamento da taxa do passaporte.
– Com o pagamento realizado voltar ao sistema da PF para realizar o agendamento do atendimento na unidade da PF da sua escolha.
– Apresentar os documentos no dia do atendimento. A fotografia para o passaporte será tirada no momento do atendimento.
– Buscar o passaporte na data marcada (em média 10 dia após o atendimento) na unidade da polícia federal que você foi atendido.
 

 

 

Qual é o tempo de validade do passaporte?

– de 1 a 2 anos incompletos de idade: 2 anos de validade;
– de 2 a 3 anos incompletos de idade: 3 anos de validade;
– de 3 a 4 anos incompletos de idade: 4 anos de validade;
– de 4 a 18 anos incompletos: 5 anos de validade.
– adultos: 10 anos de validade.
 

 

 

Passaporte vencido ou extraviado, o que devo fazer?

A Mundial Vistos esclarece que não há “renovação” de passaporte ou emissão de “2.ª via”. Assim, ao expirar, o passaporte torna-se automaticamente inválido para realizar qualquer tipo de viagem internacional. A pessoa deverá solicitar um novo documento de viagem, com a realização de todo o procedimento necessário, incluindo o pagamento da respectiva taxa caso perca o passaporte ou caso a validade expire.
 

 

 

Quando você tira um novo passaporte o anterior é retido?

A PF NÃO RETÉM o passaporte antigo quando o titular solicita um novo. Eles inutilizam o passaporte antigo carimbando as páginas em branco ou realizando furos no documento e, em seguido, devolvem ao proprietário.
 

 

 

Quanto tempo antes do vencimento devo renovar o passaporte?

A Mundial Vistos recomenda que você solicite um novo passaporte antes de SEIS MESES do vencimento, a fim de estar apto a viajar a qualquer país.
 

 

 

Documentos necessários para solicitação do passaporte brasileiro:

Documento de identidade: que pode ser o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte anterior ou carteiras de identidade expedidas por comandos militares, ou órgãos públicos. O documento deve estar em bom estado e com menos de 10 anos de expedição;
Certidão de nascimento: obrigatória apenas para quem já teve o nome alterado ou para crianças menores de 12 anos, que ainda não tenham outro documento de identidade;
Título de eleitor e documento de quitação com o serviço militar: desde dezembro de 2017, a consulta da situação eleitoral e do serviço militar é feita online no momento do atendimento;
CPF: do próprio solicitante caso seja maior de idade, ou de um responsável legal para de menores de idade;
Passaporte anterior: ou um boletim de ocorrência em caso de roubo. Caso o solicitante não leve o passaporte anterior, a taxa a ser paga será cobrada duas vezes;
Comprovante de pagamento da GRU

Fique atento: para solicitar o passaporte de menores será necessário levar uma autorização de ambos os pais ou do responsável legal. Além disso, o solicitante deve estar presente. O modelo de autorização pode ser encontrado no site da Polícia Federal.

Para crianças com 3 anos ou menos você deverá levar uma foto 5×7, recente, colorida e com fundo branco, além da certidão de nascimento e CPF do responsável.

 


Sobre o atendimento no posto da Polícia Federal:

No dia marcado recomendamos chegar ao posto da PF com antecedência de 30 minutos e com uma pasta contendo os documentos necessários que listamos acima. O atendimento é pontual e irá demorar em torno de 20 minutos. O oficial irá conferir sua documentação, fará a fotografia e colherá suas digitais. Em seguida será entregue o protocolo para buscar o passaporte emitido na data agendada (em média 10 dias depois). Lembre-se que ninguém poderá buscar o passaporte no seu lugar e o prazo para buscá-lo é de até 90 dias!

Compartilhar

Comentarios

Desenvolvido por: Xr Marketing